terça-feira, 2 de junho de 2009

“A NINGUÉM FIQUEIS DEVENDO COISA ALGUMA, EXCETO AMOR.” (RM 13.8)


O mundo consumista de hoje ensina a todos a consumir primeiro e pagar depois com empréstimos, cartão de crédito, compras parceladas, carnezinho, cheque etc.
Por causa do status, as pessoas compram cada vez mais o que não precisam e muitas vezes não podem. Hoje vamos falar especificamente sobre uma ferramenta de consumo que tem causado problemas: O cartão de crédito. Você tem? Na realidade não é de crédito. É cartão de gasto ou cartão de dívidas, porque tudo o que você gastar vai ter que pagar.
Preste muita atenção. Esta ferramenta de gasto tem levado muitas pessoas a grandes problemas financeiros por vários motivos, os principais são: facilidade nos pagamentos e nos parcelamentos. Basta apenas passar o cartão e a compra é realizada.
Erros comuns que pessoas cometem e podem ocasionar problemas futuros no uso dos cartões de crédito: A compra parcelada. A prestação pode ser pequena agora, mas se for longa vai juntar com gastos dos outros meses e a fatura vai ficar grande. Compras parceladas de gastos freqüentes e rotineiros como: supermercado, drogarias etc. Normalmente nesses estabelecimentos temos que ir várias vezes no mês, se começarmos a comprar no supermercado para comer hoje e pagar com 30, 60 e 90 dias, isso é um sinal que no futuro próximo você terá problemas financeiros para pagar a sua fatura.
Compras de roupas e tênis em várias parcelas sem juros, no final, você já nem se lembra do que comprou. Se for comprar financiada, use no máximo 2 ou 3 parcelas, assim fica mais fácil de controlar e as compras não acumularão muito na fatura. Tenha sabedoria e juízo para usar essa ferramenta de consumo. Outra dica: É preciso colocar no papel. Há pessoas que têm medo de constatar os números, mas se você não cuidar do seu dinheiro, quem vai cuidar para você?

Confira o que a palavra de Deus diz: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto amor.” (Rm 13.8) e também: “ Emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.” (Dt 28.12).
Lembre-se: são nos pequenos gastos que estão grandes ralos do dinheiro das pessoas. Provérbios 21.20 diz: "O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe”. Fique atento!


Por: Suellen Alves

Colaboração: Portal Lagoinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário